Estudo Bíblico - BENÇÃO E MALDIÇÃO ( part 1 )





Revela a palavra de Deus que a vontade divina é a felicidade e a  salvação de todos os homens ( 1 Timóteo 2: 4).Deus concedeu o livre-arbítrio ao homem para que ele escolha entre a VIDA e a MORTE.O Senhor não destina ninguém ao inferno, pois foi ELE que providenciou a salvação do homem e, podemos observar nos textos adiante essa providência : João 10:28; 5:24 - Ef 2:8,9 etc.Ele, o Senhor, está a porta a bater, compete ao homem abrir ou não ( Apoc. 3:20 ).É neste livre-arbítrio que o homem decide escolher entre a felicidade e a infelicidade, ou seja, entre a salvação ou perdição.E a falta de conhecimento da Palavra de Deus tem causado inumeras desgraças aos cristãos."O meu povo é levado cativo, por falta de conhecimento"(Is.5:13)."O  meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento"( Oséias 4:6 ).Foi o Senhor Jesus quem afirmou "Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" ( Mateus 22:29 )








1 - Opressão ( mais conhecida nos dias de hoje como DEPRESSÃO) 

A opressão se constitui na presença de demônios num lugar.Eclesiastes 7:7 afirma que a opressão faz endoidecer até o sábio.Jesus veio para libertar os oprimidos de Satanás (Lucas 4:18).Isaías no cap 53: 4,7 descreve a JESUS como oprimido e afligido por causa do pecado do homem.Mas, o que fiz o Dicionário Escolar? “OPRESSÃO : ATO DE OPRIMIR, TIRANIA, ABATIMENTO DE FORÇAS, VEXAME, ESMAGAR, ANIQUILAR, VIOLENTAR, PERSEGUIR”.Outros textos sobre opressão você pode ler em Sl 10:7 ; 42:9, Ecl.4:1; Jó 6:23; Sl 9:9 ; 34:18 etc.


2 - Possessão

A  possessão se constitui na presença de demônios que operam através de uma pessoa.Não e o demônio que tem a pessoa, mas a pessoa que tem o demônio.isto na Biblia e chamado de endemoniado.Vejamos alguns exemplos na Biblia : Mc 3:22 “...ele esta possesso de demônios...”Em Marcos 5:2, encontramos a libertação de um homem endemoniado.Outros textos : Mc 7:25 ; Luc. 4:33 ; 8:27 ; Mt. 4:24 ; 8:16 ; 9:32 ; Mc. 5:15 etc.
Há diversos níveis de possessão.O dicionário da Lingua afirma que possesão vem a ser o estado; domínio, invasão demôniaca.Numa leitura cuidadosa em Marcos 5 observa-se uma vida endemoniada em uma grau de elevada possessão em que a pessoa caracterizada numa enfermidade física : a mulher que durante 13 anos andava encurvada.
Em Mat. 9: 32-34 encontramos o exemplo do homem que tinha um demônio  de mudez, expulso o demônio ele falou.Outros exemplos: Mt.12:22 ; Mc. 7:29 - 16:9 , refere-se a libertação de Maria Madalena a qual possuía 7 demônios.


3 -Maldição


A maldição se constitui da ação maligna, que se realiza através de pragas lançadas por pessoas que tem autoridade sobre outra, por via hereditária, por palavras lançadas contra si, e ainda podemos ver na Bíblia que o próprio Deus lança maldições sobre aqueles que desobedecem sua palavra.


- Em Exodo 20:5, podemos encontrar a afirmativa da maldição via hereditariedade ; outros exemplos : Lev. 26:39 ; Núm. 14:18 ; Ex. 34:7 ; Is. 14:21 ; Jer. 32:18 ; Lam. 5:7.
- Em 2 Samanuel 1:16, podemos encontrar o exemplo do homem do homem amalequita o qual lançou uma maldição sobre si mesmo.Outros exemplos : Gen. 27:11-13 ; Mt. 27: 24-25 etc.
-Em Juízes 17, podemos enontrar uma exemplo de maldição
 lançada por uma pessoa que tinha autoridade sobre outra pessoa.Os pais sobre os filhos se constitui em uma exemplo.Em Prov. 26:2 afirma que a maldição sem causa não encontra pouso.Isto  quer dizer que a maldição com causa se cumpre.Exemplo 2Reis 2:23-24 ; 5:20-27 ; At. 13:1-12 etc.
-Em Malaquias 3:9, podemos encontrar a maldição do Senhor sobre os que roubam nos dízimos e nas ofertas.Veja outros textos : Mal. 2:2 ; Deut. 27:15 ; 28:15;11:26 etc.

Comentários